“Busão das Artes” – Praça Santos Dumont

Caros moradores,

O projeto “Busão das Artes” estará na Praça Santos Dumont nessa próxima terça-feira. Confiram abaixo!

“Cariocas e turistas vão poder pegar uma carona para o conhecimento em um caminhão adaptado para receber experimentos interativos de abordagem científica e projetos de artes visuais. O Busão das Artes começa a circular pelas ruas do Rio no final de novembro. E foi idealizado para que seus passageiros olhem para dentro. A bordo dele será possível descobrir, com um toque de humor, que há mais de um quatrilhão de bactérias na Terra, das quais 100 bilhões habitam o corpo humano, e 99,99% ainda sequer foram descobertas.

(…)

Quem for ao Busão poQuem for ao Busão poderá conferir, por exemplo, a mais completa biometria de um ser humano: a microflora do umbigo (mais identitária do que qualquer outra forma de tornar único um indivíduo). Ela está representada nas fotos do artista plástico Vik Muniz que, em parceria com o engenheiro biomédico Tal Danino, fez retratos bacteriológicos de personalidades brasileiras. Outra artista, Susana Queiroga, propõe um mergulho no habitat das bactérias, com uma instalação que permitirá ao visitante interagir com uma simulação do ambiente desses seres microscópicos. Lá dentro também será possível saber quanto pesam os micróbios existentes no organismo de um indivíduo, através de uma balança que calcula o peso não-humano.derá conferir, por exemplo, a mais completa biometria de um ser humano: a microflora do umbigo (mais identitária do que qualquer outra forma de tornar único um indivíduo). Ela está representada nas fotos do artista plástico Vik Muniz que, em parceria com o engenheiro biomédico Tal Danino, fez retratos bacteriológicos de personalidades brasileiras. Outra artista, Susana Queiroga, propõe um mergulho no habitat das bactérias, com uma instalação que permitirá ao visitante interagir com uma simulação do ambiente desses seres microscópicos. Lá dentro também será possível saber quanto pesam os micróbios existentes no organismo de um indivíduo, através de uma balança que calcula o peso não-humano.”

https://vejario.abril.com.br/cidade/busao-artes-fungos-bacterias-mostra-caminhao/

https://www.busaodasartes.com.br/

Bazar Beneficente – Fundação Casa Santa Inês

Caros moradores,

Atendendo cerca de 250 crianças carentes da Rocinha, Vidigal e Parque da Cidade, a Fundação Casa Santa Ignez, fundada em 1919 e localizada no Alto Gávea, precisa, mais do que nunca, da contribuição de todos!

Vamos participar dessa campanha?

Localização: Rua Mary Pessoa, 91 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ

Desrespeito às Leis de Trânsito

Caros moradores, vejam abaixo que noticia triste.

O desrespeito às leis de trânsito é um problema complicado e antigo no bairro.

O que vocês acham que poderia ser feito em relação a isso?

Possível Construção de Projeto Imobiliário em Área de Proteção Ambiental

Caros moradores,

Confiram matéria do G1 sobre projeto imobiliário em área de proteção ambiental no Parque da Catacumba, na Lagoa. A Prefeitura do Rio nega que o projeto exista, mas há indícios, apontados pelo MPRJ, de que ele tem avançado.

Vejam abaixo manifestações da “Associação de Moradores da Fonte da Saudade” (AMOFONTE), que está organizando uma caminhada no dia 04/12/2021, às 10:00 (local de encontro: Rua Cons. Macedo Soares). Confiram também as pautas do projeto:

“- Não a todos que se julgam acima das leis
– Não às autoridades que não exercem o dever de cuidar da cidade e dos cidadãos que os elegeram
– Não ao desmatamento ilegal do Cinturão Verde da Lagoa – Área de Proteção Ambiental do Parques José Guilherme Melchior, Catacumba e Fonte da Saudade.
– Não à falta de manutenção das nossas encostas, dos deslizamentos constantes, das construções irregulares e das catástrofes preveníveis a cada chuva de verão
– Não às motosserras que destroem nossas áreas verdes, dia e a noite em alto e bom som, impunemente
– Não à ocupação ilegal dos espaços públicos
– NÃO AOS CUPINS INVASORES.
– SIM a atuação do Ministério Público no ICP1290.
– A Prefeitura já autorizou o desmatamento na Tijuca e em Realengo. Agora pretende acabar com as áreas verdes da Lagoa. Existe um projeto de construção de 42 prédios em Área de Proteção Ambiental
– A Prefeitura quer acabar com as áreas verdes da cidade!!!
– Não à cultura da impunidade, do desrespeito aos cidadãos, da falta de cuidado com a cidade e seus moradores
– Não diante dessas condutas que nos envergonham publicamente diante dos nossos olhos, dos olhos dos nossos filhos e do mundo!”