2º Concerto de Música Clássica na Paroquia dos Santos Anjos

Este concerto apresentará o prestigioso duo Fantini, composto por Bernardo Fantini, viola, membro da OSB, e Luciana Fantini, professora e concertista premiada, executando o programa Concerto Carioca, que propõe traçar um panorama da produção musical para viola e piano ao longo da história do Rio de Janeiro feita por compositores cariocas ou radicados na cidade. O concerto começa com a música do Brasil imperial através da obra de Carlos Gomes e chega até nossos dias com obras de autores contemporâneos de música clássica e da nossa música popular urbana, como Edino Krieger, Guerra-Peixe, Radamés Gnatalli, Cláudio Santoro e Villani-Cortes.

O concerto terá entrada gratuita e não será necessário fazer reserva. Dura cerca de hora e meia, incluindo a contextualização das obras pelos recitalistas. O próximo concerto da Série será igualmente em um sábado às 3:30 horas, no dia 28 de abril, com o quarteto de pianistas da Pró-Arte, composto por Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequiel Peres e Fernanda Cruz, sob a direção artística da renomada professora e concertista Maria Helena Andrade, com um programa em homenagem a Villa-Lobos.

A estação Jardim de Alá do Metrô, saída B, Almirante Pereira Guimarães, fica a 150 metros da Paróquia.  Há abundante transporte por ônibus que trafegam pela Av. Ataulfo de Paiva. Os Shoppings Leblon e Rio Design Center oferecem amplo estacionamento.

A Diretoria da AMAGÁVEA lhe deseja um excelente concerto.

Eis o programa detalhado:

Duração Musical: 42’

  1. CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993), TRÊS PEÇAS PARA VIOLA E PIANO, 1957, 5:40.
    i) Galope, 1:00;
    ii) Rezadedefunto, 1:50;
    iii) Toada afro-recifence, 2:50.
     
  2. ANTONIO CARLOS GOMES (1836-1896), ROMANZA (AH! SE TUSEI FRA GLI ANGELI) DO 4º ATO DA ÓPERA FOSCA, 1873, 3’.
    Arranjo para viola e piano de Nelson Macedo.
  1. EDINO KRIEGER (1928), BRASILIANA, 1960, 6:40
    Original para viola e orquestra de cordas, transcrição do autor para viola e piano, s.d.
  1. CLÁUDIO SANTORO (1919-1989), 6:30.
    4.1 ADAGIO, 1965, 4’.
    Original para orquestra de cordas, 1942; transcrições do autor para violoncelo e piano, 1946 e posteriormente para viola e piano.

    4.2 
    AMOR EM LÁGRIMAS, 2ª das Três Canções Populares, Texto de Vinicius deMoraes, 1957, 2:30.
    Original para voz média ou grave e piano; transcrição do autor para viola e piano, s.d.
  1. EDMUNDO VILLANI-CORTES (1930), INTERLÚDIO V, 1999, 4’.
    Original para piano, arranjo para viola e piano do autor, s.d.
  1. RADAMÉS GNATALLI (1906-1988), SONATA PARA VIOLA E PIANO, 1969, 13:20
    i)Allegro, 4:50;
    ii) Lento, 4:30;
    iii) Con spirito, 4:00.

Duo Fantini. Formado pelos irmãos Bernardo e Luciana, atuantes no cenário musical carioca, tem como propósito explorar a sonoridade singular da viola de orquestra em sintonia com o timbre do piano, divulgando desta forma a produção de música brasileira para essa formação. Em intensa atividade nos espaços musicais da cidade, participou de séries como Música de Primeira, Clássicos Domingos e Projeto EGEM. Em 2015 foi um dos 15 selecionados no Edital Viva o Talento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Recentemente integrou a programação da série Música no Conservatório – 80 anos, no Conservatório Brasileiro de Música e no Centro de Referência da Música Carioca. Em Niterói participou da programação musical do Teatro da UFF e em Valença – RJ foi a principal atração musical da 180º Festa de Nossa Senhora da Glória.

Bernardo Fantini, Viola. Começou seus estudos na Escola de Música da UFRJ, na classe do professor Alysio de Mattos. Posteriormente ingressou no Bacharelado em Viola da UNIRIO, na classe do professor Marco Antonio Lavigne. Integra o naipe de violas da OSB há 14 anos e desenvolve intenso trabalho na música de Câmara com a Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro, com o Quarteto Lindarte e com o Duo Fantini.

Participou de diversas orquestras, como OSB Jovem, Orquestra da UNIRIO, OSB Ópera e Repertório e Orquestra do Conservatório Brasileiro de Música, em todas como primeiro violista. Participou dos festivais de Juiz de Fora e Poços de Caldas, entre vários outros.

Luciana Fantini, Piano. Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, Pós-Graduada em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música e Bacharel em Piano pela Escola deMúsica da UFRJ, onde estudou na classe do pianista Luiz Senise. Atualmente, integra o corpo docente da Escola de Música Villa-Lobos, da Escola de Música da UFRJ, como Professora Substituta de Piano, e a Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro, e desenvolve intenso trabalho na Música de Câmara com o Duo Fantini.

Foi vencedora do III e IV Concurso Nacional Jovem Destaque (2009 / 2010), realizado no Rio deJaneiro, além de ter sido premiada no XXVII e no XXX Concurso Latino Americano Rosa Mística (2008/2011) em Curitiba e no XXI Concurso de PianoArtlivre, em São Paulo (2008). Participou demasterclasses com renomados pianistas: Fany Solter (Brasil – Alemanha), Michael Uhde (Alemanha), Dagmar Hartmann (Alemanha), Richard Raimond (Canadá), Tali Morgulis (Ucrânia – EUA), Geir Braaten (Noruega), Miguel Angel Scebba (Argentina), Luiz Senise, Edson Elias, Fernando Corvisier e Fábio Luz.

Atenciosamente,

Diretoria Amagávea