3º Concerto de Música Clássica na Paroquia dos Santos Anjos

Este concerto prossegue a parceria entre a AMAGÁVEA e a Paróquia dos Santos, com a apresentação de um grupo de pianistas da PRO-ARTE formado por Adriana Kellner, Cecília Guimarães, Ezequiel Peres e Fernanda Cruz, sob a direção artística de Maria Helena Andrade, para homenagear nosso principal compositor Heitor Villa-Lobos, que completou no dia 5 de março os 131 anos de seu nascimento, executando uma seleção representativa de sua obra pianística, incluindo peças expressivas de diversos ciclos como o Guia Prático, Cirandas, Cirandinhas, Carnaval das Crianças Brasileiras, Prole do Bebê, Choros, Ciclo Brasileiro e Hommage à Chopin.

O concerto terá entrada gratuita e não será necessário fazer reserva. Dura cerca de hora e meia, incluindo a contextualização das obras pelos recitalistas. O próximo concerto da Série será igualmente em um sábado às 3:30 horas, no dia 5 de maio, com o Trio formado por Joana Azevedo, mezzo-soprano/José Wellington, piano/Nayara Tamarozi, cello.

A estação Jardim de Alá do Metrô, saída B, Almirante Pereira Guimarães, fica a 150 metros da Paróquia. Há abundante transporte por ônibus que trafegam pela Av. Ataulfo de Paiva. Os Shoppings Leblon e Rio Design Center oferecem amplo estacionamento.

A Paróquia dos Santos Anjos, através do seu Pároco Thiago de Azevedo, e a Diretoria da AMAGÁVEA lhe desejam um excelente concerto.

Eis o programa detalhado:

Duração Musical: 60’

GUIA PRÁTICO, 1932, versões para piano em 11 álbuns: 1932/35/47

· Cecília Guimarães:

1.1 Acordei de madrugada, Álbum 1, 1932

1.2 A velha que tinha nove filhas, Álbum 9, 1935

1.3 Na corda da viola, Álbum 1, 1932

· Ezequiel Peres:

1.4 Sinh’Aninha, Álbum 8, 1935

1.5 Ó Ciranda, ó cirandinha, Álbum 9, 1933

2. CARNAVAL DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS, 1919, Ezequiel Peres

2.1 A manha da pierrete

2.2 A gaita de um precoce fantasiado

2.3 As traquinices do mascarado mignon

3. CIRANDINHAS, 1925, Ezequiel Peres

3.1 Vamos maninha

3.2 Nesta rua tem um bosque

4. CIRANDAS, 1926, Fernanda Cruz

4.1 A Condessa

4.2 Xô, xô, passarinho

4.3 Passa, passa gavião

4.4 Que lindos olhos

4.5 À procura de uma agulha

5. CICLO BRASILEIRO, 1936

· Fernanda Cruz

5.1 Impressões seresteiras

· Adriana Kellner

5.2 Dança do índio branco

6. CHOROS Nº5 (Alma brasileira), 1926, Adriana Kellner

7. A PROLE DO BEBÊ Nº 1, 1918, Adriana Kellner

7.1 Pobrezinha, a boneca de trapo

7.2 O Polichinelo

8. HOMMAGE À CHOPIN, 1949, Adriana Kellner

8.1 Nocturne

8.2 Ballade

Maria Helena Andrade é Mestra em Música pela UFRJ, tendo defendido tese sobre Francisco Mignone, que escreveu uma suíte especialmente para o assunto de sua tese. Atuou na organização de eventos culturais como presidente e diretora artística da Associação dos ex-Professores da Escola de Música da UFRJ, Supervisora do Setor Artístico da mesma Escola, Diretora Artística dos Seminários de Música Pro Arte e do Centro Cultural Francisco Mignone. Lecionou nas Universidades Federais do Rio de Janeiro e do Pará. Atualmente, é professora dos Seminários de Música Pro Arte.

Como solista e camerista, exerce intensa atividade. Tocou diversas vezes em Paris, Londres e Madri, e em Amsterdam, Viena, Estocolmo, Nova Iorque, Washington, Cidade do México, Santiago de Compostela, Estocolmo, entre outras, e na Copa da Cultura na Alemanha.

Apresentou-se sob a regência dos maestros Alceo Bocchino, Henrique Morelenbaum, Armando Prazeres, Roberto Duarte, Miguel Campos Neto e André Cardoso. Gravou diversos discos, que receberam elogiosas críticas das colunas especializadas. Participou do júri de concursos nacionais e internacionais.

Adriana Kellner Francis diplomou-se em piano pelo Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro. Posteriormente, ingressou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluindo a graduação e o mestrado em piano, este último com o trabalho de dissertação intitulado “Presença de Chopin na obra pianística de Ernesto Nazareth”. Participou de diversos cursos de pedagogia do ensino de piano e de interpretação pianística. Atualmente, recebe orientação artística de Maria Helena Andrade.

Além de participar de recitais do projeto Música no Museu, apresentou-se, dentre outras salas de concerto, na Sala Baden Powell (RJ), no Teatro Municipal de Niterói, no Espaço Cultural FINEP (RJ), na Fundação Cultural Avatar (Niterói), no Centro Cultural Francisco Mignone (RJ), na Pro Arte (RJ) e no Centro Cultural Maria Sabina (Niterói).

Cecília Guimarães é compositora, pianista e artista plástica, com graduação em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Graduou-se em Psicologia pela UGV, em Estatística pela UERJ e é Mestre em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas. Lecionou na UERJ e na UNI-RIO Foi Supervisora de Educação Musical do Departamento de Educação Primária do Estado da Guanabara.

Participou do Conjunto de Percussão dirigido pela Prof. Nancy Namur da qual foi aluna de piano, e de eventos pianísticos em duo e como solista, na Pro Arte, na Escola de Música da UFRJ, no IBAM, no CBM e no Projeto Música no Museu. Atualmente segue a orientação artística de Maria Helena Andrade.

Ezequiel Peres iniciou seus estudos de piano no Conservatório Fluminense, em Niterói, onde também cursou Teoria Musical e Harmonia. Bacharel em Canto pela Uni Rio, na classe da Professora Mirna Rubin. Atualmente, é orientado em seus estudos de piano pela Professora Maria Helena de Andrade, na Pro Arte.

Regente fundador do Coral Opus, de Araruama, com o qual realizou no ano de 2015 um ciclo de 6 concertos comemorativos do seu Jubileu de Prata, interpretando o Glória RV 589 de Vivaldi e o Requiem do Padre José Mauricio Nunes Garcia, além de outros compositores.

Fernanda Cruz é professora de piano e órgão do Conservatório Brasileiro de Música-CBM e artista plástica. Graduada pelo CBM com curso de especialização e aperfeiçoamento em piano. Cursou pintura e desenho na Sociedade Brasileira de Belas Artes. Participou dos cursos de Interpretação do Prof. Jacques Klein, de Interpretação Chopiniana do Prof. Oriano de Almeida, e A Arte do Piano do Prof. Luiz Senise, além de receber orientação artística de Maria Helena Andrade. Colaborou com o portal movimento.com dedicado à música clássica e foi organista da Igreja Messiânica Mundial do Brasil por muitos anos.

Tem-se apresentado em recitais solo, música de câmara, ou em conjunto, homenageando compositores brasileiros e internacionais. Desde 2006 participa ativamente do projeto Música no Museu, com recitais no Museu de Arte Moderna, Museu da República, Museu de Belas Artes, Clube de Engenharia, Clube Hebraica. Centro Cultural Banco do Brasil, Casa de Rui Barbosa. Já se apresentou, entre outros relevantes espaços, no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói, Fundação Cultural Avatar, Conservatório Brasileiro de Música, Escola Nacional de Música da UFRJ, Centro Cultural Francisco Mignone, Sala Baden Powell, Centro de Refer&ecir c;ncia da Música Carioca, Palácio São Clemente e Museu Brasileiro de Esculturas-SP. Em outubro de 2016, na cidade do Porto, expôs seus trabalhos de pintura e fez uma apresentação ao piano dos clássicos brasileiros durante a Exposição Internacional de Pintura e Piano. Já expôs suas pinturas no Consulado da Argentina; no Carroussel do Louvre, em Paris; em Madri, além de inúmeros Salões do Rio de Janeiro, tais como o do Banco Central do Brasil. Recebeu Menção Honrosa no VII Festival de Arte da Universidade de Juiz de Fora. Em 2011 seu CD “Clássicos Brasileiros” foi lançado no Teatro Municipal de Niterói.