Na reunião da AMAGÁVEA com os moradores em 14.10 foi adotada sugestão de um dos participantes de criar um espaço no site para receber reclamações, sugestões e dúvidas sobre trânsito no bairro. É o que está sendo feito agora.
Para dar início a este intercâmbio de ideias entre moradores, a Diretoria relembra que na 2ª reunião de coordenação da AMAGÁVEA com a Subprefeitura no dia 26.09, o tema de trânsito, já discutido na 1ª reunião em 25.08, foi retomado. A memória preparada pela AMAGÁVEA registrou o seguinte (os grifos referem-se à agenda proposta pela AMAGÁVEA para a reunião:
- Solicitação de intervenções da CET.
i) possível uso de balizadores com pino nas Ruas Marquês de São Vicente (em frente à Rua das Acácias) e Jardim Botânico (em frente ao Restaurante Rubayat) para evitar cruzamentos ilegais, costumeiros e perigosos. A CET informou que no Jardevendo o Rubayat pagar pela sua implementação; quanto à Marquês de São Vicente com Acácias, testará o uso de tentos (barreiras fixas de altura baixa, mas suficiente para impedir o cruzamento);
ii) faixa de pedestre, organização de estacionamento de motocicletas e sinalização na Rua das Acácias, esquina de Marquês de São Vicente.A CET fará inspeção do local, busdim Botânico fará um projeto com balizadores, cando atender as solicitações da Associação;
iii) organização da chegada do fluxo proveniente da Av. Bartolomeu Mitre na Praça Santos Dumont.A AMAGÁVEA explicou o perigo da situação existente, principalmente com ônibus e vans invadindo a entrada pelo lado direito, sobre a ilha demarcada no piso. A solução pode envolver prolongamento de calçada, substituindo faixa no chão e eventual complemento com sinalização aérea e balizadores com pino no piso. A CET fará uma inspeção no local para analisar a solução proposta ou outras alternativas.
iv) sugestão de morador: A CET irá avaliar a transformação de uma vaga no final da Praça Santos Dumont (como as da frente dos hospitais e clínicas) para as emergências veterinárias da clínica localizada no número 6 da Praça. A sugestão objetiva reduzir estacionamento irregular de motoristas na ciclovia. A CET ressaltou que em geral esse tipo de pedido vem da empresa interessada, mas a AMAGÁVEA aduziu que o objetivo é resolver um problema que afeta os moradores e não necessariamente atender a empresa em questão. - Comentários de moradores com respeito a trânsito:
i) confusão causada pelos táxis que ficam em frente ao Shopping da Gávea. A AMAGÁVEA aduziu que muitas vezes o Shopping da Gávea usa balizadores para orientar o fluxo em direção ao seu estacionamento, causando engarrafamento e outros problemas. O Administrador fará com a CET e GM uma análise da situação, buscando corrigi-la.ii) desrespeito aos semáforos por parte das Vans e Caminhões da obra do metrô que circulam pela rua Marquês de São Vicente. A AMAGÁVEA aduziu que os caminhões do metrô criam problemas de estacionamento no bairro. O Subprefeito e o Administrador explicaram que a solução aventada para estacionamento na Lagoa nas proximidades do Jóquei, teve um retrocesso. Aguardam uma retomada das negociações.
iii) caos no entorno das escolas da Major Rubens Vaz. O subprefeito estranhou o retrocesso e solicitou que a CET e o Administrador façam uma avaliação do que deixou de funcionar, para a correção devida. Indicou ainda que a a Diretora da Escola Nova será convocada. A AMAGÁVEA participou anteriormente de outras reuniões no local com a CET e a GM, com bom equacionamento dos problemas, mas faltou continuidade nas ações; solicitou urgência nessa questão, que é motivo de muitas reclamações dos moradores do entorno, e colocou-se à disposição para participar das avaliações de campo.
Participe! Seus comentários serão levados para discussão com o Subprefeito na 3ª reunião de coordenação com a AMAGÁVEA.
Atenciosamente,
Diretoria AMAGÁVEA