- Introdução
O programa estratégico da AMAGÁVEA tem como um de seus pontos focais intervenções que protejam o meio ambiente, em particular o patrimônio público representado pelas áreas verdes. Desta forma, concebeu este projeto, com a participação de moradores e agentes institucionais vinculados ao bairro, visando promover uma corresponsabilidade entre poder público e sociedade.
- Objetivo
- Programar e implementar um conjunto ordenado de ações para revitalizar, recuperar e ampliar a arborização e a vegetação da Gávea, resultando em ruas mais verdes e contribuindo para uma melhor qualidade de vida no bairro. Os ambientes verdes urbanos melhoram a composição do ar, suavizam as temperaturas, minimizam os excessivos ruídos da cidade e auxiliam na preservação da biodiversidade, pois, as áreas verdes são utilizadas por diversos animais, principalmente aves e insetos, como área de alimentação e de abrigo e também funcionam como corredores naturais que favorecem a migração entre as áreas naturais localizadas no entorno do bairro.
- Estimular o envolvimento de diversos atores que possam contribuir para a manutenção e preservação das áreas verdes, assim como na melhoria da estética vegetal.
- Contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres perante a sociedade e o meio ambiente
- Contribuir para a geração de renda e emprego para a população mais necessitada.
- Aplicação
Este projeto será desenhado como um piloto, que poderá ser aplicado para obtenção de resultados concretos, a curto prazo. Por essa razão, investirá na melhoria dos espaços verdes já existentes no bairro. Esta experiência inicial poderá subsidiar a ampliação do projeto para objetivos ambientais mais abrangentes, dentro de um contexto de médio prazo.
- Parceiro Preferencial
O Consórcio Construtor Rio Barra fornecerá e instalará as plantas requeridas para a 1ª etapa do projeto, além de assessorar a AMAGÁVEA na execução do projeto.
- Parceiros Potenciais.
(disposição favorável)
- Concessionária Rio Barra.
- Jardim Botânico.
- Paisagismo Comestível.
- AMALGA
(disposição a verificar)
- Escola Parque.
- Escola Americana.
- Colégio Teresiano.
- Supermercado Zona Sul.
- Shopping da Gávea.
- Planetário.
- Clube Germânia.
- Jockey Club.
- Casa da Gávea.
- Casa do Saber.
- Instituto Moreira Salles.
- Casa da Tata.
(Outros com potencial a explorar)
- Banco Itaú
- Banco Santander
- Citibank
- Escolas Públicas.
- Gávea Trade Center.
- Comércio em geral.
- Associados e Moradores em geral.
- Descrição das ações a serem conduzidas
- Realizar levantamento da vegetação existente, de áreas degradadas, e de espaços vazios, anteriormente ocupados ou com potencial de ocupação.
- Priorizar candidatos à intervenção para novo plantio, melhoria e reversão da degradação (e.g. Parque da Cidade).
- Obter recursos financeiros, árvores ornamentais e frutíferas, e doações de serviços junto a agentes institucionais presentes no bairro, para as intervenções planejadas.
- Sensibilizar atores já engajados em ações semelhantes para que venham a participar do projeto (exemplos: Dr. Adelmar Coimbra Filho, que plantou e cuida de dois jequitibá-rosa na Praça do Jockey; botânica Ana Maria Belmonte; plantadora da horta em frente ao Planetário).
- Promover cursos, palestras e outras ações voltadas a sensibilizar e conscientizar a comunidade do bairro para a importância da identificação, conservação e recuperação das espécies vegetais (principalmente as originárias da Mata Atlântica).
- Instituir o Dia da Gávea Verde e criar um programa de sua divulgação em eventos a serem realizados em Associações, Colégios, Igrejas e Clubes.
- Estimular a criação de uma Feira Orgânica no Bairro.
- Desenvolver outras ações correlatas que sejam identificadas como atinentes ao projeto.
- Organização.
A AMAGÁVEA estabelecerá um coordenador para o projeto e um grupo de apoio para sua execução e monitoramento.
- Divulgação.
- Jornal do Bairro O GLOBO.
- Site e Facebook da AMAGÁVEA.
- Mídias sociais.