RESUMO ASSEMBLEIA DE 28.08

Agradecemos muito ao ótimo grupo de moradores, que driblou a chuva e o frio intenso da última segunda-feira (28/08), e participou ativamente da nossa Assembleia Extraordinária para debater assuntos do bairro. Veja abaixo, alguns destaques.

Sossego X Eventos na gávea:

  • Não ficaram dúvidas do quanto a falta de sossego no bairro está incomodando a inúmeros gaveanos, que estão sendo diretamente afetados com a desorganização do calendário e do operacional dos constantes eventos no bairro.
  • O grupo aprovou por unanimidade o ingresso da AMAGÁVEA na Ação Civil Pública coletiva, com outras associações de moradores, contra a desordem e a perturbação do sossego provocada por bares, restaurantes, casas de festas e eventos ao ar livre no Município do Rio de Janeiro. O foco desta ação pública é buscar critérios, restrições, e garantir o cumprimento dos mesmos nos eventos da cidade.

Sossego X Jockey Club

  • Dentro do tema, atualizamos o status das ações contra o Jockey e inquilinos, que apesar das denúncias ao MP desde 2019, continuam permitindo eventos na área sem os devidos tratamentos acústicos, o que causa desconfortos contínuos nos moradores adjacentes.

Cotidiano da Gávea X Barulho

  • Os gaveanos presentes também sinalizaram outros excessos de ruídos comuns ao bairro, como o uso excessivo de apitos pelos agentes de trânsito, o som das kombis de ferro velho e vans.

Metrô Estação Gávea:

  • Atualizamos o status atual sobre a Estação Gávea. A mais importante foi o anúncio pelo Estado da criação pelo Governo do Estado de Grupos de trabalho para elaboração de estudos para a retomada da Estação Gávea. O que parece ótimo, mas perde a força ao notarmos que não houve menções de datas para conclusão desses estudos, ou seja, ainda permanecemos à deriva.

AMAGÁVEA X Metrô Rio:

  • A associação enviou a Sectran a solicitação de participação e acompanhamento destes estudos como representante dos moradores.
  • Nesta quinta-feira (31/08), a direção da AMAGÁVEA participa de uma reunião com o Secretário de Transportes do Rio de Janeiro.

Trânsito:

  • Debatemos os recorrentes problemas de trânsito, como os constantes engarrafamentos da Marques de São Vicente, e reafirmamos a urgência da construção da prometida rotatória próxima ao Planetário para desafogá-la.

Falta de luz:

  • Foi acordado com todos, que faremos uma notificação ou outra ação coletiva contra a Light, mas precisamos organizar e colher os dados das faltas constantes de luz no bairro.
  • Uma moradora relatou que já entrou com processo nas Pequenas Causa e recomendou que outros moradores façam o mesmo, como forma de pressão para darem solução, e para oficializar os danos causados por essa situação recorrente.

Revisão Plano Diretor:

  • Informamos o status da revisão do Plano Diretor; ressaltamos a necessidade da análise das mudanças propostas por ele para a Gávea e a importância da voz dos moradores para derrubar o que não for positivo para o bairro.

Grande abraço

Diretoria AMAGÁVEA