RESUMO REUNIÃO AMAGÁVEA COM MORADORES 10/12

Caros gaveanos, 

Segue um resumo da última reunião AMAGÁVEA com Moradores da Gávea (10/12). A chuva e a falta de luz bem que tentaram impedir nossa reunião, mas conseguimos com a participação de alguns moradores que enfrentaram o mau tempo e outros residentes próximos do local. Obrigada a todos que compareceram!

Na próxima, contamos com você que está lendo e até não pôde comparecer! Quanto mais gaveanos apoiando, mais fortes nos tornamos.

Obras da Rotatória – Status 

A AMAGÁVEA informou a todos, que a CET Rio relatou que, após levantar os gargalos do trânsito da Gávea, o ponto onde está a rotatória se revelou o maior entrave da fluidez da R. Marques de São Vicente. 

Assim, sua implantação foi a solução possível de mitigar os engarrafamentos, mesmo com as limitações de espaço e travessias que impediriam a circulação da forma ideal.

A AMAGÁVEA fez nova reunião com o órgão em 09/12 para apresentar as observações dos moradores coletadas via redes sociais e e-mail.

A CET Rio em reunião com a AMAGÁVEA, informou que a sinalização horizontal e vertical trará melhor organização do fluxo e que deverão estar concluídos ainda em dezembro. Também que serão implantadas medidas para redução da velocidade e multas.

Depois de muito debate na nossa reunião com moradores (10/12) , surgiram novas sugestões para encaminhamento à CET RIO: 

Limitar o acesso de caminhões grandes e nitrem à R. Marques de São Vicente, pois eles têm dificuldades de circular na rotatória 

Estabelecer horário e fiscalização rigorosos para movimentação de caminhões.

Inibir a “bandalha” de acesso nas ruas opostas a PUC por carros que descem a “Marquês”.

Houve ainda um debate sobre o fechamento da R. Graça Couto. 

Parte dos presentes entende que devemos pleitear o fechamento desta rua, mesmo que seja parcial, abrindo somente nos horários de pico de entrada e saída das escolas.

IMPORTANTE: A AMAGÁVEA continua recebendo observações e sugestões de moradores sobre a implantação da rotatória na Gávea via redes sociais e e-mail. Continuaremos a listar e organizar os aplicáveis para novo envio à CET Rio.

Terreno Carvalho Hosken /Condomínio

Expirou o prazo (12/12/24) para os responsáveis pela proposta do empreendimento apresentarem os esclarecimentos requeridos pelo MP. Vamos buscar uma atualização.

Discutimos a importância da campanha do grupo de moradores “ Defesa da Mata da Gávea e a mobilização para o abaixo assinado. Um exemplo de que os moradores devem se unir nas questões comuns a todos.

Esse caso acendeu o alerta para a necessidade de avaliação prévia dos novos empreendimentos no bairro.

Retomada Estação Metrô Gávea – Status 

As obras continuam paralisadas., apesar de todo barulho na imprensa sobre uma retomada. Vamos ter que organizar novos movimentos públicos de pressão. Vamos continuar a pleitear em 2025 a volta do Onibus do Metrô de superfície.

Terreno do Município/ Gávea – Leilão liberado pela Prefeitura

Este terreno, também em área verde, já entrou a leilão por duas outras vezes, quee foram suspensas após movimento de moradores em conjunto com A AMAGÁVEA. Vamos repetir o movimento em 2025.

PAUTAS PARA 2025

Bairro Presente – Implantação na Gávea

Campanha Calçadas -Gaveanos gostam de andar a pé pelo bairro, vamos melhorá-las! 

Adoção de Jardins – pelos condomínios. Bom ex. Leblon 

Replantio de Árvores – Repor árvores nas “golas vazias” de várias calçadas. 

Rever a iluminação de algumas ruas. 

Lixo – O bairro recicla pouco. Campanhas e parcerias para conscientização e motivação

Selo verde – Para estabelecimentos com boas práticas no bairro. 

Gávea da Leitura – O Rio foi considerada Capital Mundial da Leitura – UNESCO. Vamos nos engajar e promover uma campanha no bairro.

Boas Festas para todos.

Dias melhores estão chegando!

Grande abraço

Diretoria AMAGÁVEA